segunda-feira, 17 de março de 2008

Cá e lá...

A renúncia do governador de NY, nos EUA, após a constatação de seus "programas" e dos custos dos mesmos dão uma clara demonstração das semelhanças e diferenças entre as democracias daqui e de lá.
A semelhança, ainda que em escalas diferentes, é que escândalos, assim como a corrupção - caso seja comprovado que as call-girls eram remuneradas com dinheiro público - não são exclusividade nem nossa, nem deles, e nenhum país do mundo está imune, como vários exemplos demonstram.
Por outro lado, a diferença mais explícita diz respeito à repercussão, já que o governador de NY renunciou ao cargo antes mesmo que se confirmassem qualquer das suspeitas mais graves, afinal, contratar garotas de programa pode arruinar um orçamento doméstico ou um casamento, além da "moral" do envolvido perante a sociedade (dependendo da sociedade), mas não significa necessariamente despreparo ou incompetência administrativa.
Aqui, nas paragens tropicais em que vivemos, o sujeito primeiro ia negar "peremptoriamente" qualquer caso com a referida garota. Em seguida, diante das evidências, ia afirmar que foram só alguns casos esporádicos e, após confirmada a quantia, no caso do exemplo, cerca de 80 mil dólares, o sujeito ia ser afastado do cargo sob homenagens dos colegas e acusações à "imprensa golpista" ou à "esquerda radical", dependendo da posição do envolvido.
Outra diferença, ainda que mais sutil, é que nessas terras patriarcais e rústicas, de sangue e cultura latina, o sujeito ia conquistar uma fatia muito peculiar de eleitores/admiradores, além da tal garota de programa assinar um contrato milionário para sair nua em uma revista masculina, com "exclusividade".
Fica difícil distinguir o "panis" do "circenses".

4 comentários:

Anônimo disse...

Não esquecendo de mencionar que, a cafetina( e ex prostituta) responsável por denunciar o " esquema" referido , é brasileira e, o mais brilhante, está sendo aguardada tanto por sua família quanto pelo seu " povo". Com direito, certamente, a capa de revista masculina.

Unknown disse...

Esqueceram de avisar pra ele que que aqui tem por R$1,99 (risos).

Analisando bem, até que é bom que hajam acontecimentos como estes, para que nosso povo veja que "lá fora" há corruptos como aqui, e que nada nem ninguem está livre de ser lesado com isso.

Gostei muito da matéria Conrado, abraços é até terça.

Raphael disse...

E mais uma vez o Brasil, principalmente as mulheres brasileiras, são rotuladas no exterior.

Klaus disse...

Infelizmente isso reforça a fama das mulheres brasileiras, não só nos EUA, mas sendo nos EUA ecoando aí pelo mundo...
Professor, não me lembro se já tinha enviado o link do nosso blog de humor - é www.batataapremio.blogspot.com

República Verde-Oliva

Na hipótese de que o anseio da parcela mais radicalmente à direita da sociedade brasileira seja atendido, não seria a primeira vez que u...