segunda-feira, 31 de março de 2008

Fique esperto

"Se ligue, caia fora" - Timothy Leary

Todas as vezes que a humanidade se desembestou feito rebanho atrás de uma idéia absoluta o caldo entornou. Como bem explicou Glauber Rocha, no seu "Deus e o Diabo na Terra do Sol", as pessoas parecem ter uma tendência natural a procurar a salvação em tudo o que é canto, menos em si mesmas.
Qualquer demagogo com um mínimo de informação e autoconfiança, capaz de escrever três linhas que digam exatamente o que a maioria das pessoas quer ouvir, consegue levar uma tribo inteira (ou muitas delas) no bico. Multidões inteiras se dipõem a se jogar, sem nem olhar, nos mais tenebrosos precipícios.
Em nome de uma suposta "verdade" se cometem linchamentos, massacres, genocídios. Ai daquele que ousar discordar.
Exemplos na História não faltam: Inquisição, Jihad, Holocausto, Eugenia...
Quando a "verdade" dispõe então de uma máquina de propaganda, esqueça a dissidência, "siga a matilha ou vá morrer sozinho".
Entre os adolescentes a tendência é mais explícita, mas também mais compreensível.
Quando o rapaz ou a garota estão formando sua personalidade, é natural que procurem referências a serem seguidas. Mas, depois de alguns anos, essa atitude se torna ridícula.

Não há resposta para quase nada em lugar algum, pelo menos sobre as coisas que realmente fazem a diferença. Você vai ter que buscar sua própria teoria e seu próprio caminho. É o único jeito de ser feliz.
Esqueça seu pai, pastor ou professor. Esqueça o Che, o Elvis ou o Raul. Esqueça Osama, Bush, Chávez... Assimile o que há de positivo em cada um deles (quando houver), construa sua identidade e siga seu caminho.
É a coisa mais digna que você pode fazer por si mesmo.

Nenhum comentário:

República Verde-Oliva

Na hipótese de que o anseio da parcela mais radicalmente à direita da sociedade brasileira seja atendido, não seria a primeira vez que u...