quinta-feira, 29 de maio de 2008

A bola da vez

A Revolução Industrial significou uma transformação profunda em todos os aspectos da vida humana jamais visto desde a descoberta da agricultura, no início do período paleolítico. A partir dela a economia, a política, a organização social, os valores morais e a produção material humanas se alteraram completamente, obviamente a partir das bases construídas nos aproximadamente 3900 anos de evolução que a prescederam.
Entre essas transformações, algumas muito positivas e outras tantas negativas, um efeito colateral marcante é a necessidade crescente de, para bancar nosso vaidoso consumo e nossa saudável curiosidade científica, queimar literalmente alguns recursos naturais que, talvez em um curto prazo, ou talvez nunca, possam vir a se encontrar em escassez absoluta.
Nesse cenário, em vários aspectos, o Brasil é a peça chave do século XXI.
Cada vez mais petróleo, predomínio dos interesses das grandes corporações produtivas e financeiras na política econômica do país através do inflûenciável e influente Banco Central, potencial agrícola para produção de alimentos e de energia renovável inigualável no mundo, "reserva" natural de enorme potencial na Amazônia, entre outros, são alguns dos elementos que fazem do país a "bola da vez" mundial.
Ainda sobre isso, até mesmo muito antes da citada Revolução Industrial, riqueza e recurso sempre foram alvo da sanha dos já consolidados no status-quo global, aonde, nos últimos 200 anos, o domínio anglo-saxônico "enquadrou" todos os emergentes "indisciplinados".
Que não se pense que o "grande capital", do qual eu nem discordo totalmente (só pontualmente), vá chegar pedindo licença e negociando. O Brasil que se prepare para o que está por vir, pois, na "aldeia global", só rugem os leões saudáveis... e de garras afiadas.

Um comentário:

Gustavo disse...

Prever o futuro ninguém o faz, mas como já dizia Marx: "A história sempre se repete ou como tragédia ou como farsa"...

Aí é que vem a questão: olhando pra trás Conrado, o que podemos esperar?

República Verde-Oliva

Na hipótese de que o anseio da parcela mais radicalmente à direita da sociedade brasileira seja atendido, não seria a primeira vez que u...